É lá que etc e tal...

porto and alegre image

Caminho por alguns ex-governadores e até senadores pelo menos cinco vezes na semana. Alguns desses são difíceis ou até mesmo cruéis, assim como seus mandatos. Não há como evita-los por mais que eu queria, eles estão lá para serem lembrados por todos nós. Poucas são as damas que vejo no caminho... quer dizer, não vejo nenhuma! Conheço apenas uma praia que coleciona algumas "belas". Mas será estas "belas" mulheres?

Eu inveto ruelas e casarões que nunca existiram para estes políticos; invento amores, histórias, perdas, outonos e até primaveras. Muita coisa acontece naquele porto que só eu sei! Me perco observando o topo dos prédios que foram delicadamente desenhados - na verdade alguns estão mais para sonhados, são lindos. Não estou exagerando, apenas amo paisagem urbana, especialmente quando esta não esconde as marcas do bonde.

Paro para refletir e entro em crise: aquela cidade existe daquela forma apenas na minha cabeça, como posso viver nela assim? Tem menino e tem Deus; tem lomba onde fica o pinheiro; há um fim que também é bom; sei que a tristeza as vezes é inevitável, porém dias de glória existem. Dizem que em certos locais a cidade é baixa, entretanto não conheço bem esse lado para confirmar. Mas o que me faz encher os olhos de lágrimas - por emoção - é o centro cheio de história... chega a doer na alma, é muito sofrimento e conquista juntos num único espaço.

Dentro disso tudo eu já vi choro, chuva, risadas, desespero, vitórias, suor, vento - muito vento! -, fome, riqueza, perda, pobreza; eu vi a vida, nua e crua; vejo todos os dias. Eu choro, grito, chorro de lá: chega, não aguento mais esse lugar! E no outro amanhecer já quero retornar. Tem uma raiz que ficou lá, é fixa e resistente, simplesmente desisti e de resistir. O Porto sempre consegue me deixar Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas