Dica de livro: Histórias Intimas

Para os amantes e os odiadores da história, Mary Del Priore é um prato cheio. Uma das historiadoras mais queridas do Brasil, ela traz narrativas num formato diferente, não tão acadêmico que cativa historiadores, estudantes e qualquer outra pessoa que goste de ler.


Em "Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil", Del Priore explora um dos temas que veio ganhando força entre os historiadores: sexo e sexo no contexto do Brasil colônia com  a chegada dos portugueses e espanhóis no continente e o contato com os nativos, até o século XXI e os movimentos feministas.
Ela explora documentos e a literatura ao longo dos capítulos que são:
- Prefácio (escrito por Moacyr Scliar que merece um post!)
- Introdução
1. Da colônia ao império
2. Um século hipócrita
3. Primeiras rachaduras no muro da repressão
4. Olhares indiscretos
5. As transformações na intimidade
- Bibliografia
Em todos os capítulos, a narrativa gira em torno da mulher - no primeiro capítulo com ênfase nas nativas brasileiras e nas negras escravizadas. O segundo já trata das relações no século XIX, com descrições detalhadas do convívio entre sogras, noras, filhas, esposas e amantes. Nos últimos capítulos o aborto e o uso de drogas ilícitas no Brasil apresentam um panorama do país que as vezes nos passa despercebidos nos aspectos históricos.


A última parte já trata do século XX e as guerras e revoluções no Brasil e no mundo, o surgimento do movimento feminista e as consequências que este trouxe para as mulheres como a luta da violência contra a mulher e a conquista por direitos iguais aos homens.
O livro nos deixa inquietos, com a cabeça "borbulhando" ideias e reflexões sobre como muitos assuntos ligado ao sexo, sexualidade e erotismo que ainda são tabus. Particularmente, esta obra me fez encarar muitas coisas que lidamos (ou não queremos lidar) no dia-a-dia, porém fechamos os olhos. É preciso encarar muitos desses assuntos com mais naturalidade - como, por exemplo, nosso próprio corpo. 

Quem quiser comprar, indico a Amazon (não é publi, mas poderia hahahaha), pois o preço é muito mais baixo e a entrega muito mais rápida! Lá é possível encontrar tanto a versão e-Book (R$15,90) e a física (R$19,90!!!) por preços ótimos. 

Obs. As aulas começaram e eu estou com menos tempo livre para postar, ainda não me adaptei por completo a "nova" rotina (que tenho todo semestre!). Então espero conseguir me organizar e postar 3x na semana como eu planejava.

Era isso, até a próxima <3

Comentários

Postagens mais visitadas